quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Olá Pessoal!


   Tenho um servidor de virtualização na empresa aonde trabalho rodando o XenServer 6.0.2, até o momento eu tinha somente uma VM Windows Seven instalada e funcionando normalmente (É meu servidor dos ThinClients). Quando o instalei a alguns meses atrás não sabia mexer direito no XenServer e não provisionei a demanda de uma nova VM. Dito e feito! Precisei levantar outra VM para aplicação do sistema de ponto eletrônico na empresa mas não havia espaço em disco no host. E agora!? 
   Após pesquisar bastante achei uma dica no grupo de discussão sobre XenServer, e resolvi de uma maneira bem prática (porém trabalhosa e demorada!) via XenConvert.
   
    Primeiro tive que simular um P2V (Physical to Virtual), como mencionei vamos precisar instalar o XenConvert na VM que esta rodando no host. Host esse que terá o disco diminuído. Após instalado o XenConvert iniciaremos o processo: 

Let's Go!

Primeira tela do XenConvert 

   Existe outras opções de conversão mas no nosso caso vamos "converte-lá" para XenServer

Eis aqui a chave do nosso post!
   
   Nesta tela é possível definir o tamanho do disco após a conversão, mudando os valores de Free Space ao lado teremos o tamanho das partições e na última linha o tamanho total do disco.


   
   Aqui colocaremos o IP do Host que esta instalado o XenServer user e pass do root e aonde iremos salvar a nossa conversão. Pode-se usar um disco externo, uma Storage ou até mesmo uma pasta compartilhada de outro PC. Lembrando que devemos nos certificar que temos bastante espaço para salvar a nossa máquina pois dependendo da quantidade de dados na VM o arquivo se torna imenso.



Definimos o nome da VM a ser convertida



Resumo final e Convert!



Em progresso... Lembrando que o processo é bastante demorado mesmo, leva em torno de 4h em média, isso depende muito da quantidade de dados da VM.

Concluído!

   
   Lembrando que foi feito em uma VM Windows. Não cheguei a testar em VM's Linux mas é a ideia para um próximo post. 

   Bom pessoal a principio é isso, depois temos de importa-lá no XenCenter. Não deixem de postar suas dúvidas e/ou sugestões!

Um Grande Abraço,

:wq

Um comentário:

  1. ola tudo bem? voce fez a conversao e conseguiu importar a nova maquina vm no xenserver? fiz porem tive alguns problemas. O primeiro e que quando eu diminuo o espaço free ele me avisa mensagem de erro no qual dizendo que precisa de espaço free bom pra ter o volumo logico do windows. Outro problema e que no final da exportação o meu deu erro.

    ResponderExcluir

Follow me on Twitter!